Menu Fechar

Tratamentos das Doenças Inflamatórias do Intestino

O QUE SÃO DII » TRATAMENTOS

  • Medicamentos
  • Às vezes, cirurgia
  • Dieta e controlo do stress

Embora não haja cura para uma Doença Inflamatória do Intestino (DII), muitos medicamentos (medicamentos que reduzem inflamação intestinal), incluindo aminossalicilatos, corticosteroides, medicamentos imunomoduladores e imunossupressores, podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas das  DII.

Nalgumas situações, poderá ser necessário cirurgia.

  • Dieta e controlo do stress

A maioria das pessoas e as suas famílias têm interesse em dietas e no controlo do stress. Embora algumas pessoas aleguem que certas dietas as ajudaram a melhorar a sua saúde, incluindo dietas com restrições rígidas de hidratos de carbono, essas não se têm mostrado eficazes em estudos clínicos. Os médicos recomendam, às vezes, técnicas de controlo do stress para ajudar as pessoas a lidarem com a tensão de ter uma doença crónica.

  • Para saber mais:

A ECCO (European Crohn & Colitis Organisation), uma organização médica sem fins lucrativos, em conjunto com a EFCCA (European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis Associations), a associação europeia de associação de doentes, criaram em conjunto com pessoal médico, as Linhas de Orientação para o Doente ECCO-EFCCA.  A última versão das Linhas de Orientação para o Doente ECCO-EFCCA ocorreu em 2017.

Estes documentos, feitos a pensar no doente, têm como objetivo ajudar a entender os últimos avanços de investigação médica e dar informação sobre a doença e os tratamentos existentes. Podem ser consultados abaixo, em português e na íntegra:

Linhas de Orientação para o Doente ECCO-EFCCA – DOENÇA DE CROHN
Linhas de Orientação para o Doente ECCO-EFCCA – COLITE ULCEROSA