Menu Fechar

Vacina COVID-19 DII – Percepções e Segurança da Vacina COVID-19 em Pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (DII)

A pandemia COVID-19 afetou a vida de todos.

A capacidade avassaladora de transmissão do vírus SARS-CoV-2 obrigou a que fossem tomadas medidas de saúde pública à escala global na tentativa de controlar o contágio e mortalidade pela infecção por SARS-CoV-2. Face à impotência sentida com as opções terapêuticas disponiveis, rapidademnte emergiu a necessidade de atuar a montante, em que, prevenir a infeção quebrando as cadeias de transmissão, passou a ser o foco de atuação. A comunidade ciêntifica prontamente iniciou esforços para o desenvolvimento de uma vacina que permitisse o retorno da sociedade à “vida pré-COVID”.

As vacinas contra a COVID-19 desenvolvidas até hoje, antes de serem aprovadas são submetidas a ensaios clínicos, com múltiplas fases subsequentes que permitam validar a sua eficácia e segurança. Doentes com condições imunológicas, como é o caso dos doentes com DII, são excluidos dos programas de ensaios clinicos desenvolvidos, pelo que, muitas questões relacionadas com a segurança e eficácia neste tipo de doentes carecem de informação, apesar da sua relevância clínica.

O presente questionário foi desenvolvido por investigadores Europeus (entre os quais a Dra. Joana Torres e Dra. Bárbara Abreu de Portugal, Hospital Beatriz Ângelo) e teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia/CEREGA para a sua disseminação. O presente questionário encontra-se atualmente disponível em 9 línguas e é centrado no doente sendo os seus objetivos principais são: apurar as percepções do doente, a sua aceitação, possíveis efeitos adversos e sintomas entre aqueles que receberam a vacina.

Desta forma apelamos ao preenchimento do questionário por doentes com DII que receberam vacina contra a COVID-19. O questionário é anonimizado e os dados são recolhidos de forma segura.

Se desejas participar basta seguir o link para o questionário: https://redcap.link/covid19vaccineibd_pt