No dia 11 de abril, a Aliança Europeia de Nutrição reuniu-se em Bruxelas para discutir estratégias em prol da melhoria da saúde através da nutrição. Com marcos como o lançamento da campanha Cuidados Nutricionais Ótimos para Todos em 2014 e o programa EU4Nutrition em 2020, a Aliança tem promovido políticas de nutrição na UE. No entanto, persiste o desafio do acesso limitado ao tratamento nutricional, pressionando famílias e sistemas de saúde. A reunião visou identificar barreiras que impeçam a implementação de cuidados nutricionais ótimos e criar propostas específicas para apresentar aos decisores políticos europeus.
A Associação Crohn Colite Portugal participou na reunião e partilhou ponto de vista dos pacientes e como estes podem também contribuir para as mudanças necessárias.
Em Portugal, múltiplos esforços têm sido encetados para que seja criado um regime de comparticipação que permite aos pacientes terem acesso aos produtos de nutrição clínica faltando apenas a aprovação da legislação para efectivar a comparticipação e a nossa Associação tem tido um papel extremamente activo para que tal aconteça.